skip to main content

Uma solução inovadora produz um óleo de cozinha de excelência no Brasil

O desenvolvimento do óleo de soja Liza® cria uma melhor experiência culinária nos lares dos consumidores.

January 01, 2015

Das empadas à moqueca, a maioria dos pratos no Brasil usa óleo de soja como ingrediente de base. Uma característica comum das marcas de óleo de soja nas prateleiras das mercearias no Brasil é o seu baixo ponto de fumo, o que significa que podem emitir fumos indesejados que afetam o sabor dos alimentos. A Cargill não se envolveu diretamente no mercado de consumo latino-americano antes da década de 1970, entrando no continente em 1971 com um enfoque direcionado para oportunidades no mercado do consumo de óleo de soja. Uma inovação inicial permitiu à Cargill criar um novo óleo de soja no Brasil com um ponto de fumo mais elevado, que produzia menos fumos e, como tal, assegurava um sabor mais puro.

As primeiras latas de óleo de soja Liza® chegaram às lojas em 1975. A Cargill abriu uma segunda unidade de transformação de óleo no Brasil, em Mairinque, no ano seguinte, duplicando a capacidade de produção da empresa. A unidade viria a ser o novo local de produção do óleo de soja Liza.

"Este é um exemplo do valor acrescentado da Cargill. Os óleos especiais geram o dobro do valor de metade do volume de óleo de soja normal."
— Herbert Schmell, proprietário de loja

Em 1980, o óleo de soja Liza liderava o mercado. Quando o maior jornal do Brasil publicou um artigo sobre os melhores produtos de consumo, os produtos Liza venceram a categoria de óleos de cozinha. Para ajudar os consumidores a compreender que a Cargill era o produtor responsável pela marca de óleo de soja, em 1993 a Liza adicionou o logótipo da Cargill às suas embalagens.

Mais de uma década depois, a Walmart ajudou a Cargill a aperfeiçoar as embalagens dos produtos Liza, desafiando a empresa a aumentar os seus esforços de sustentabilidade. Lançadas em 2010, as novas garrafas de óleo transparentes e energeticamente eficientes usavam menos 10% de plástico do que as anteriores.

Embora o óleo de soja Liza seja considerado um produto de excelência, custando 10% a 40% mais do que as marcas da concorrência, continua a reinar no Brasil como o óleo de cozinha mais vendido. Atualmente, quatro unidades da Cargill no Brasil fabricam produtos Liza, e a família da marca passou a incluir óleos de milho, de canola, de girassol e de soja enriquecido com vitaminas. Denominada a "marca de óleo mais fiável do Brasil" pela Reader’s Digest Brasil durante quatro anos seguidos, a marca inovadora continua a fornecer produtos de excelência aos consumidores de todo o Brasil.