skip to main content

Contar a história verdadeira da carne de vaca da Cargill

Ao receber o The Oprah Winfrey Show no interior das instalações de carne de vaca no Colorado, a Cargill demonstra um compromisso para com a qualidade e a transparência.

January 01, 2015

“Num mundo onde nada pode ser escondido, é melhor não termos nada a esconder”, disse Greg Page, CEO da Cargill, numa entrevista em 2014. Estava a referir-se ao compromisso da Cargill para com a transparência ao longo das operações da cadeia de abastecimento. Isto era particularmente relevante nas fábricas de processamento de carne de vaca da empresa, onde o negócio da criação e do abate pode parecer misterioso. Os camiões levam o gado para as fábricas de processamento e depois transportam carne embalada, mas o público não vê praticamente nada do que se passa lá dentro. A falta de visibilidade, em conjunto com o desejo sempre crescente de as pessoas obterem mais e melhor informação sobre o que é colocado nos alimentos que ingerem, leva a perguntas, a especulação e, por vezes, a mitos.

Em agosto de 2010, a Cargill recebeu Mike Hughlett, um repórter do Star Tribune de Mineápolis, e o fotógrafo Glen Stubbe num curral de alimentação no Colorado operado pela Timmerman & Sons Feeding Co. A Cargill também lhes proporcionou uma visita à fábrica de processamento de carne de vaca na cidade vizinha de Fort Morgan. Três dias depois de ter saído no jornal o artigo de Hughlett sobre o processamento de carne de vaca da Cargill, a empresa recebeu uma chamada de um produtor associado da Harpo Productions, a empresa-mãe do The Oprah Winfrey Show. O produtor tinha lido o artigo, estava impressionado e queria transmitir uma história semelhante.

Em janeiro de 2011, a Cargill proporcionou uma visão sem precedentes dos bastidores das suas operações de carne de vaca aos espetadores da Oprah: a maior audiência diurna da televisão norte-americana.

A Cargill recebeu Lisa Ling, jornalista e correspondente veterana do The Oprah Winfrey Show, e a sua equipa de filmagem nas modernas instalações de processamento de carne de vaca em Fort Morgan, Colorado. Nicole Johnson-Hoffman, a diretora-geral da fábrica, acompanhou Ling numa visita guiada que passou por todas as etapas do processo de fabrico: desde o curral de alimentação ao piso de recolha, ao embalamento final e à expedição. Johnson-Hoffman respondeu abertamente às perguntas da repórter, falando sobre o bem-estar dos animais, os processos da fábrica e a segurança alimentar, realçando sempre a dedicação dos funcionários da Cargill em relação ao tratamento e à qualidade.

“Acreditamos que é importante as pessoas verem o cuidado que temos para assegurar que os animais são tratados com respeito”, explicou Johnson-Hoffman. “Informar as pessoas sobre o que fazemos, bem como a forma como o fazemos, é cada vez mais importante para o nosso sucesso.”

A reportagem de seis minutos e meio da visita foi para o ar no The Oprah Winfrey Show durante um debate entre Johnson-Hoffman, Winfrey e Michael Pollan, autor do livro "The Omnivore’s Dilemma" (O dilema do omnívoro). Quando Pollan falou contra as práticas da indústria da carne, Johnson-Hoffman explicou o trabalho da Cargill, realçando a importância de fornecer alimentos seguros e produzidos humanamente para todos os tipos de dietas.

“Passei mais de dez anos a trabalhar no negócio da carne, orgulho-me muito daquilo que fazemos e dos nossos colaboradores. Quero defender isso perante os outros.”
- Nicole Johnson-Hoffman, Diretora-geral, Cargill Beef

Mais de 7,3 milhões de lares nos EUA viram o episódio que foi para o ar a 1 de fevereiro de 2011. Os dirigentes da empresa ainda referem o programa de televisão como um exemplo da transparência que a Cargill se esforça por manter junto do público. Para além disso, serve como um padrão de excelência do setor, pelo qual outras empresas de processamento de carne de vaca medem a qualidade das respetivas operações.