skip to main content

Desenvolvimento de uma nova indústria de soja no Uruguai

No seguimento de uma revolução agrícola no Uruguai, a Cargill estabelece uma relação com os produtores de soja locais, oferecendo os seus conhecimentos e ajuda para que possam prosperar.

January 01, 2015

Antigamente, na década de 1990, o Uruguai apostava principalmente no processamento de carne de bovino. Num esforço para alargar a sua produção agrícola, o país começou a procurar por uma cultura versátil — a soja — e aumentou rapidamente as zonas de cultivo de soja no país de 9 mil hectares para os 1,5 milhões de hectares de hoje. Tudo começou quando os agricultores argentinos atravessaram o rio e se instalaram em quintas no Uruguai, trazendo consigo técnicas de plantio e ferramentas de colheita modernas. Localizado a sul do Brasil, o clima ameno do Uruguai e proximidade ao Atlântico Sul tornam o país num local adequado para a produção e exportação de soja.

Aproveitando a sua relação com a comunidade agrícola argentina, em 2004 a Cargill estabeleceu contacto com agricultores que participaram nessa grande produção de soja. O objetivo da empresa era ficar a conhecer melhor a situação através dos seus contactos argentinos e depois utilizar esse conhecimento para estabelecer uma relação direta com os agricultores no Uruguai, oferecendo-lhes formação e informações para melhor desenvolverem o seu negócio de produção de soja. A Cargill criou um escritório numa antiga moradia em banda em Dolores, uma cidade na zona oeste do Uruguai. Apareciam agricultores todos os dias, para conhecer os colaboradores Cargill e pedir informações e recursos. Estes colaboradores prestavam aconselhamento em matérias como condições do solo, técnicas de colheita e preços das colheitas, distribuindo informações sobre sementes, fertilizantes e outros agroquímicos.

"A Cargill disponibilizou vários processos de produção e logística, que beneficiam os nossos clientes agrícolas e a economia uruguaia".
— Jorge Vranjes, Responsável pelas Operações das Cadeias de Abastecimento Agrícolas, Cargill Uruguai

Com a ajuda da Cargill, os agricultores uruguaios estão a ter muitas oportunidades de negócio novas. Tendo atualmente nove escritórios Cargill em todo o país, a empresa é o maior exportador agrícola do Uruguai. À medida que a indústria da soja no Uruguai cresce, a Cargill continua a capacitar os agricultores, oferecendo-lhes métodos de produção cada vez mais modernos não só para a soja como para outras culturas, como o trigo e milho.