skip to main content

Com o aumento das temperaturas nos meses de verão, o stress térmico sofrido pelas vacas pode levar a quebras significativas na produção global das explorações leiteiras.

Para combater o stress térmico, a Cargill desenvolve o I.C.E.™ e o Cooling Pack™, aditivos de ração que ajudam as vacas a manter-se frescas, bem nutridas e produtivas.

Tanto o I.C.E. como o Cooling Pack tiveram sucesso global, ajudando produtores do Peru à Itália a aumentar a produtividade e os lucros em climas difíceis.

Prevenção do stress térmico nas vacas com a ajuda de ração

Uma solução de ração que ajuda os produtores de leite a ultrapassar os meses quentes, mantendo as manadas saudáveis e uma produção de leite lucrativa. 

January 01, 2015

Os produtores de leite de todo mundo conhecem a dificuldade de manter os seus animais frescos durante os meses quentes de verão. Quando o índice de temperatura-humidade atinge 68 ou mais, as vacas têm dificuldade em arrefecer-se através da respiração ou transpiração. Conhecida como “stress térmico”, esta condição grave afeta o metabolismo, a digestão, os níveis de fertilidade e a produção de leite das vacas. Para um cliente da Cargill nos Estados Unidos, o clima de verão de Nova Jérsia prejudicou a sua produção de leite: a produção de leite caiu 15% em todos os verões e os seus lucros diminuíram. Só nos Estados Unidos, os especialistas estimam que o stress térmico custe ao setor quase 900 milhões de dólares todos os anos.

Em 2013, o negócio de nutrição animal da Cargill começou a desenvolver um aditivo para ração único para ajudar a gerir o stress térmico. Apresentado sob a forma de duas linhas de produtos, o Internal Cooling Elements (I.C.E.™) e o Cooling Pack™, o aditivo ajuda as células das vacas a manterem-se hidratadas e limita o aumento da temperatura corporal.

“O nosso programa de rações exclusivo…ajuda a proteger as vacas dos efeitos do stress térmico ao nível celular.”
— Ercole Zerbini, Diretor do departamento Global Ruminant Technology, Cargill

Ao adicionarem estes produtos à alimentação diária das suas vacas, os produtores de leite conseguiram manter manadas muito mais saudáveis e produtivas nos meses quentes. Os investigadores demonstraram uma recuperação mais rápida após os períodos de calor e humidade elevados, e melhores taxas de gestação e fertilidade. No Centro de Inovação Cargill, nos Países Baixos, os investigadores descobriram que o I.C.E. também ajudava a prevenir a acidose ruminal, uma consequência indireta do stress térmico que pode causar graves problemas de saúde.

Em apenas alguns anos, a solução para ração tornou-se global. Tanto o I.C.E. como o Cooling Pack possuem uma grande fidelização nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, França, Itália, Coreia do Sul, México, Peru e Rússia.

De volta à exploração do cliente da Cargill em Nova Jérsia, o I.C.E. transformou o bem-estar e a produtividade das vacas durante a época de verão. A exploração mantém agora uma produção de leite diária de 32 kg por vaca, em média. A Cargill continua a inovar para ajudar os clientes de rações animais de todo o mundo a colher os frutos deste sucesso: manadas saudáveis, produtos de qualidade e lucros sólidos e fiáveis.