skip to main content

Garantir a segurança da carne destinada a guloseimas para animais de estimação

No âmbito da definição da sua estratégia de sucesso para a China, a Cargill presta apoio no aprovisionamento de carne de aves segura destinada a guloseimas para cães.

January 01, 2015

Algumas pessoas alimentam os seus animais de estimação melhor do que se alimentam a si próprias, razão pela qual os fabricantes de alimentos para cães se regem pelos mais elevados padrões de qualidade. Enquanto fornecedor de carne destinada a guloseimas para cães, a Cargill esforçou-se muito por garantir a segurança da sua cadeia de abastecimento

A importância da segurança das guloseimas para cães foi reforçada em 2010, quando guloseimas para cães associadas a cadeias de abastecimento de aves na China foram alvo de escrutínio. Embora nunca se tenha associado de forma conclusiva as doenças dos animais a aves importadas da China, a confiança dos consumidores foi posta em causa. Os fabricantes de guloseimas para cães começaram a exigir garantias dos fornecedores sobre a segurança da carne destinada aos animais de estimação.

A unidade de negócio de proteína animal da Cargill na China criou uma cadeia de fornecimento de aves inovadora para ajudar a garantir segurança e rastreabilidade aos fabricantes de guloseimas para cães. A operação, gerida pela Cargill, garante a segurança alimentar ao longo de toda a cadeia de abastecimento de aves. Por exemplo, as galinhas criadas cumprem os regulamentos sobre antibióticos, quer da China quer dos Estados Unidos, o que garante a qualidade, a integridade e a conformidade legal do produto da Cargill para todos os clientes de guloseimas para animais de estimação.

Baseada em Anhui, na China, esta cadeia de abastecimento totalmente integrada foi concebida para cumprir elevados padrões de biossegurança e os protocolos de segurança alimentar, garantindo um aprovisionamento responsável do princípio ao fim do processo. A operação abrange todas as fases da produção, incluindo a incubação das galinhas, a postura, a criação, a produção alimentar, o abate e o processamento. O protocolo de teste inclui análises de lotes individuais, testes aos produtos efetuados por terceiros quatro vezes ao ano e uma auditoria anual de todo o processo integrado. A Cargill também gere 35 explorações situadas estrategicamente em áreas isoladas, o que impede uma potencial contaminação por outras operações.

«Utilizamos as nossas normas de segurança globais em matéria de alimentos, segurança dos funcionários e gestão ambiental na China com os mesmos níveis com que operamos as nossas empresas em qualquer outro ponto do mundo.»
— Chris Langholz, Presidente da Unidade de Proteína Animal da Cargill na China

O compromisso da Cargill para com o bem-estar dos animais e um aprovisionamento responsável da carne destinada a guloseimas para cães, foi bem recebido pelas ONG. Em 2014, a cadeia de abastecimento de aves da Cargill recebeu o primeiro Prémio Bem-Estar dos Animais de Criação, atribuído na China pela Sociedade Mundial de Proteção Animal, pela Associação de Medicina Veterinária Chinesa e pela Associação Chinesa para a Promoção da Cooperação Agrícola Internacional. Estas organizações apoiam a nova estratégia de aprovisionamento responsável e os compromissos para com o bem-estar dos animais assumidos pelos principais fabricantes mundiais de alimentos para cães, no sentido de apenas colocar no mercado guloseimas destinadas aos animais de estimação de todo o mundo que tenham sido objeto de um aprovisionamento seguro.