skip to main content

Oferecer especialização jurídica para apoiar o crescimento

Prestando assistência em negociações estratégicas, a equipe jurídica da Cargill em Cingapura ajuda a empresa a apoiar seus clientes e a reagir a um mercado em mutação.

January 01, 2015

Grandes mudanças estão ocorrendo nos amplos mercados consumidores em evolução da Ásia. A região vive um crescimento na renda, o que afeta as decisões de compra de mais de 600 milhões de pessoas. Em resposta ao mercado consumidor em desenvolvimento, os clientes da Cargill procuram expandir sua presença na área.

A equipe do setor jurídico da Cargill no Pacífico Asiático cresceu para ajudar a empresa a satisfazer as necessidades de clientes e consumidores. Em 1990, havia apenas um advogado da Cargill na Ásia para tratar da região inteira. Agora são 25 advogados no Pacífico Asiático, espalhados por oito locais.

Há anos a equipe jurídica da Cargill em Cingapura vem sendo essencial para o sucesso da empresa na região, ajudando com importantes aquisições estratégicas. Em 2005, eles guiaram a empresa em uma situação jurídica complexa que contribuiu para a aquisição de plantações de palma em Kalimantan Ocidental, na Indonésia e na Papua-Nova Guiné pela Cargill. A equipe não somente contribuiu para a aquisição das plantações, mas também para o estabelecimento de uma joint venture entre a Cargill e a Temasek, uma empresa de investimentos que trabalha com o governo de Cingapura. Juntas, a Cargill e a Temasek formaram a CTP Holdings Pte Ltd., com a Cargill como sócia majoritária e responsável pelas operações. Na época, foi a maior aquisição da Cargill na Ásia.

Em 2010, a equipe jurídica em Cingapura ajudou com a aquisição da PT Sorini na Indonésia. As análises legais e de conformidade foram uma dos aspectos principais da aquisição da Sorini, incluindo a análise de exigências de conformidade para empresas de capital aberto. A Sorini é a única empresa com ações cotadas em bolsa adquirida pela Cargill. A equipe jurídica da Cargill em Cingapura liderou avaliações de riscos e aconselhou líderes corporativos, ajudando-os a entender melhor a natureza dos novos e relativamente desconhecidos requisitos de conformidade. A compra das operações com sorbitol da Sorini, que usa polvilho para produzir alimentos, bebidas, cosméticos, itens de cuidados pessoais e remédios, foi um incremento à gama de produtos adoçantes e amidos da Cargill e abriram para a empresa um novo mercado na Indonésia.

Em 2014, a equipe jurídica de Cingapura foi acionada novamente para ajudar a Cargill com uma grande negociação: a aquisição do Poliplant Group. Esse negócio aprimorou a habilidade da empresa de satisfazer as demandas crescentes por um óleo de palma rastreável e sustentável. Ele também significou a adição de aproximadamente 50 mil hectares de terras pertencentes à empresa e pequenos fazendeiros adjacentes às operações de óleo de palma da Cargill em Kalimantan Ocidental. O valor da aquisição foi um novo recorde para a Cargill na Ásia.

À medida que os negócios da Cargill se diversificavam na região, as capacidades da equipe jurídica da empresa no Pacífico Asiático se estenderam para incluir as áreas primordiais do direito (como fusões e aquisições, serviços financeiros, legislação antitruste, legislação anticorrupção, legislação de alimentos, transporte de cargas, comércio, propriedade intelectual, trabalho e relações trabalhistas) que continuam a evoluir junto com a crescente regulamentação do ambiente jurídico.

A ajuda do departamento jurídico da Cargill permitiu que a empresa continuasse a oferecer seus serviços aos clientes da região do Pacífico Asiático de maneira ética e alinhada com o Código de Conduta da empresa. A Cargill e seus clientes agora estão mais preparados para responder às necessidades dos consumidores desse forte mercado em crescimento.