skip to main content

Criando porcos sem uso de antibióticos

Com técnicas inovadoras de alimentação e acomodação, a Cargill oferece aos clientes um portfólio de produtos de porco produzidos de forma responsável.

January 01, 2015

Hoje em dia, os consumidores têm acesso inigualável a informações sobre os produtos e os serviços que escolhem. Tratando-se do alimento que ingerem, eles querem e esperam transparência. Os consumidores querem saber a procedência de seu alimento, como ele é produzido e o que de fato contém.

Para muitos, pesquisas recentes inspiraram um desejo de consumir proteína animal produzida sem o uso de antibióticos. Essas substâncias, que são usadas principalmente para prevenir e tratar doenças, despertaram a preocupação dos defensores da saúde pública de que o uso contínuo de antibióticos pecuários poderia gerar bactérias mais resistentes a medicamentos. Essas bactérias poderiam afetar animais e pessoas que comem produtos feitos com carne.

A Cargill está respondendo a essas preocupações, criando porcos sem antibióticos, fornecendo a seus clientes uma alternativa aos produtos de porco convencionais. Rebanhos livres de antibiótico são processados na fábrica da Cargill em Ottumwa, Iowa. Os porcos são alimentados com uma dieta vegetariana feita de milho ou soja, seguindo protocolos que garantem que a ração não entre em contato com subprodutos animais.

Como esses rebanhos não recebem antibióticos, sua saúde requer um cuidado extra. As doenças podem ser transmitidas de uma fazenda convencional para uma fazenda livre de antibióticos através do tráfego, animais selvagens ou aves migratórias. Sendo assim, os porcos são acomodados em instalações protegidas para evitar contaminação.

Criar rebanhos livres de antibióticos é desafiador, mas como a Cargill supervisiona o ciclo de vida completo dos porcos, a empresa é capaz de monitorá-los rigorosamente e oferecer um ambiente limpo, sem estresse e totalmente natural, o que garante uma ótima saúde para o animal, sem o uso de antibióticos. Consequentemente, os consumidores que querem comer carne de porco livre de antibióticos recebem um produto de alta qualidade com o sabor e a maciez que eles esperam.

Hoje em dia, a Cargill abriga aproximadamente 27.000 porcas que produzem animais livres de antibióticos. A produção chegou a 12.000 porcos por semana. Como a linha de carne suína livre de antibiótico da Cargill continua a crescer, os produtos podem ser encontrados em embalagens de carne a varejo, em cadeias de restaurantes nacionais como a Panera® e em muitos menus de marca própria nas mercearias.

O crescimento de rebanhos livres de antibióticos demonstra a dedicação da Cargill em ampliar seu portfólio de produtos suínos e atender aos desejos dos clientes por maior transparência no que consomem.